Review: LEXAR NM1090 1TB com Heatsink

Gostou? Compartilhe!
Publicidade

A Lexar está mais uma vez com um produto novo no mercado de SSDs. desta vez, trata-se do modelo NM1090, cujo diferencial mais vistoso é o seu colorido dissipador de calor e suas impressionantes velocidades para gravação e transferência (até 12000/11000 MB/s).

As somas desses e outros atributos prometem deixar o PC rodando liso em renderizações 3D, edição de vídeo, grandes transferências de dados e, claro, em games também, um dos principais públicos mirados por esse item. Confira o vídeo de apresentação oficial do produto:

Possui um dissipador de calor RGB exclusivo com ventoinha para excelente gerenciamento térmico. No entanto, seu desempenho em tarefas gerais e jogos pode ficar um pouco atrás de outros drives Gen 5 de ponta, tornando-o uma ótima opção em termos de custo-benefício para usuários avançados que priorizam alta taxa de transferência e resfriamento em vez de consistência geral.
Este vídeo oferece uma análise completa do Lexar NM1090 Pro:
Miniatura do vídeo relacionado
54s

Continua depois da Publicidade

Na caixa

Modelo enviado para testes ao Observatório de Games.

O produto vem em uma caixa objetiva, isto é, uma embalagem segura e que acomoda bem o produto, sem grandes pretensões de ser guardada como item de decoração após entregar seu conteúdo. Dentro dela estão apenas o produto em si e o clássico manual multilíngue com informações gerais.

Raio X

“Puxando a capivara” do NM1090 através de softwares que monitoram as condições do produto, é possível constatar que eles já atestam de cara a potência do novo membro da família Lexar.

Lá dentro

Como já descrito de cara na embalagem, o SSD da vez vem com um dissipador de calor, que além de cumprir com sua função principal, também faz a sua graça visual ao emitir uma variação de luzes em RGB através do círculo localizado no meio da peça.

NM1090

Uma vez conectado à placa-mãe, o NM1090 logo Lexar fornece um dissipador de calor integrado com ventoinha própria para refrigeração. Embora sua placa-mãe possa ter seu próprio dissipador, geralmente é melhor usar o que acompanha o SSD, pois ele provavelmente mantém as temperaturas mais baixas. Unidades PCIe 5.0 esquentam bastante, então uma refrigeração adequada é essencial. Sem ela, você corre o risco de sofrer com throttling térmico frequente, o que significa níveis de desempenho mais baixos até que a unidade se resfrie.

Destaques

  • Desempenho sequencial excepcional (até 12.000 MB/s de leitura e 11.000 MB/s de gravação)
  • Interface PCI Express 5.0 para largura de banda de alto nível.
  • Memória flash NAND SLC rápida de alta qualidade
  • Dissipador de calor e ventoinha RGB integrados que mantêm as temperaturas sob controle.
  • Mais acessível do que SSDs similares de outros fabricantes.
  • Garantia de cinco anos da Lexar.

Jogando

Durante os testes realizados pelo Observatório de Games, o produto foi testador por 6 horas seguidas em jogos do tipo AAA e seu desempenho foi satisfatório, com destaque para o dissipador de calor, que cumpriu o seu papel e manteve a temperatura em níveis tranquilos para o game rodar liso.


Preço e disponibilidade

No momento dessa publicação, o LEXAR NM1090 com dissipador de calor está disponível em varejistas como Amazon, a partir de R$3061,80 para a versão de 2TB. Acesse aqui para comprar no link oficial.

CONTEÚDO RELACIONADO