Usuários do Windows estão enfrentando a famosa Tela Azul da Morte após um grande problema no provedor de cibersegurança Crowdstrike. A situação é grave e afeta muitos usuários do serviço ao redor do mundo.
Veja também:
Entre os mais afetados estão companhias aéreas, bancos e até veículos de comunicação – como a Sky News, que teve suas transmissões comprometidas. A falha no sistema operacional da Microsoft mantém os usuários presos em um ciclo da “BSOD”, sem uma solução aparente, gerando muitas reclamações nas redes sociais.
JUST IN – Global cyber outage. Cybersecurity platform CrowdStrike is "down" worldwide, causing global IT problems, Microsoft crashes, 911 outages across several US states, and disruptions in international airlines, banks and media outlets. pic.twitter.com/8gW5RvTDNT
— Disclose.tv (@disclosetv) July 19, 2024Continua depois da Publicidade
A Crowdstrike declarou que um erro na última atualização de seu software de proteção “Falcon” pode ser a causa das telas azuis que estão aparecendo em vários PCs com Windows. Eles também disponibilizaram uma solução temporária para o problema, conforme descrito a seguir:
Passos para a solução temporária:
- Inicie o Windows no Modo de Segurança ou pelo Windows Recovery Environment;
- Acesse o diretório C:\Windows\System32\drivers\CrowdStrike;
- Encontre e exclua o arquivo “C-00000291*.sys”;
- Reinicie o servidor normalmente.
Apesar dos esforços da Crowdstrike para reverter a situação e fornecer uma medida temporária, a Tela Azul da Morte do Windows já causou diversos problemas, sem previsão de normalização. As principais companhias aéreas dos EUA, como American Airlines, United e Delta, suspenderam todos os seus voos esta manhã. No Brasil, muitos usuários relatam dificuldades para acessar suas contas bancárias.
Nem a bolsa de valores foi poupada, como a de Londres, que teve suas atividades interrompidas até que o problema seja resolvido. A Microsoft ainda não se manifestou oficialmente, mas, considerando a magnitude global do problema, é provável que estejam trabalhando junto com a Crowdstrike para corrigir o erro o mais rápido possível.