Nesse último final de semana, a cidade de Fortaleza-CE foi palco de mais uma edição do Sana, considerado o maior evento de cultura pop da região nordeste. E na seção destinada aos artistas, uma multidão se aglomerou durante boa parte dos três dias que durou o evento para adquirir os mais variados tipos de trabalhos feito por desenhistas, escritores e artesãos.
Veja também:
E nesse espaço, um tipo de arte inusitada divertiu os visitantes ao mesmo passo em que fez todo o sentido do mundo estar ali: É a caracterização de personagens consagrados na cultura pop com elementos típicos da região nordeste. Confira algumas obras:
Dart Vader e Leia em retrato pintado

Um elemento clássico da região nordestina é, sem dúvida, o retrato pintado ou fotopintura, uma técnica artesanal que coloria e retocava fotografias em preto e branco, popularizada no século XX para democratizar o acesso a retratos familiares, especialmente no interior no nordeste. Agora, quem for no espaço da Marina V na próxima edição do Sana pode adquirir um retrato pintado de Seu Vadim e Dona Leia.
Cordel de Blade Runner
Caracterizado por folhetos rimados e ilustrados com xilogravuras, tradicionalmente vendidos pendurados em cordas, os cordéis são um elemento genuinamente nordestino, e aqui, a aventura criada por Philip K. Dick ganha uma narrativa nordestina criativa. Também na banquinha da Marina V.

Bruxaria nos versos

Ainda na linha dos cordéis, Patrick Lima é um fenômeno. A aventura Harry Potter e o Cactus Patronum já vendeu mais de 10 mil cópias desde 2023 e o artista é figura aplaudida na Bienal do livro. Também é possível contar com a arte em sacolas ecológicas, broches, adesivos e outros modelos que podem ser adquiridos direto no perfil do artista no Instagram.
Na cozinha

Essas não estavam à venda, mas valem o destaque pela adaptação hilária das franquias de Dragon Ball e Star Wars, que decoravam uma parte da barraca DiCumê.
Alucard
Talvez o artista que mais explora a temática nordestina no evento, Felipe Arrais é o Ilustrador que assina o resto dessas obras abaixo, que costuram elementos da cultura pop com linha nordestina e um toque de humor local.

O protagonista do melhor jogo da franquia de Castlevania não atua mais sobre a sinfonia da noite, ao que tudo indica. “What is a Sanfoneiro?” Diria o pai dele.
Trio parada dura

Tá tudo explicado. Não há muito o que falar, no máximo perguntar quanto é.
Snoopy no cangaço

Aqui, Snoopy está vagando pelo cangaço em um burrico simpático. Já woodstock não aparece, deve ser por medo de algum carcará.
Umas marmota sinistra em Quixadá

“E se o Mundo Invertido abrisse um portal bem no mei de Quixadá?” perguntou o artista, em referência ao seriado Stranger Things.
Psy Duck com várias dores de cabeça diferentes

Felipe Colocou o pobre do Psy Duck para sofrer torcendo pelos três gigantes do Ceará, Fortaleza, Ferroviário e Ceará.
Pokémon Casca de bala

Mais outra cheia de referências imediatamente sorridentes, dessa vez usando a franquia pokémon através dos personagens Kakuna e Metapod.
Saciando a loucura

O artista evocou ninguém menos que Fagner e sua pedrada mais famosa para misturar o nordeste com Magikarp.
A parte 2 do Sana acontece em julho de 2026 e já está com ingressos à venda.