Publicidade
Análise

Review | Robobeat

Prepare-se para dançar até morrer, e depois para encarar o remix no shooter rítmico roguelite ROBOBEAT.
Gostou? Compartilhe!
Robobeat
(Imagem: Divulgação)
Publicidade

Os últimos anos têm sido muito bons para os fãs de FPS, roguelike e jogos de ritmo. Hi-Fi RUSH, Turbo Overkill, Roboquest, são apenas alguns bons exemplos e ainda existem títulos absolutamente fantásticos suficientes que se enquadram em um desses três que o jogador poderia se contentar em jogar por alguns anos e ficar bem.

Mas combinar todos os três em um único pacote? Esse é um ponto complicado de se atingir, mas alguém conseguiu, ou melhor ainda, esse alguém é o desenvolvedor chamado Simon Fredholm, que se atreveu a sonhar alto com um grande octanagem, movida a música, brincadeira governada pela aleatoriedade. Esses sonhos valeram a pena? Sim, porque Robobeat arrasou com a música que estava procurando e muito mais.

Mas sobre o que é Robobeat?

Então, qual é a essência desta joia corajosa que abrange todo o gênero? Você joga como Ace, um caçador de recompensas que busca um robô desonesto chamado Frazzer. O problema aqui é que seu covil não fica parado por muito tempo, mas, felizmente, Ace também não. Mas isso é tudo; nada mais complicado além disso.

Continua depois da Publicidade

Bem, a menos que você comece a pescar registros de dados, e ocasionalmente haja algumas pequenas cenas conforme você avança pelas rotas, mas para todos os efeitos, o grande ponto aqui é a carnificina que você estará dançando durante sua viagem. Basicamente, cada corrida começa em uma sala principal, completamente livre de inimigos. Ir para a esquerda o levará à bancada, que permite verificar quais atualizações ainda faltam para comprar. A mesma sala também terá informações como quais armas e cassetes você desbloqueou.

No entanto, para dar o pontapé inicial em alguns tiroteios, você precisa escolher as músicas certas para fazer isso. E que melhor maneira de fazer isso do que o som satisfatório de uma fita cassete inserida em um Walkman? Sua coleção de cassetes crescerá rapidamente e todos terão seus BPMs listados, o que faz uma grande diferença na jogabilidade.

Depois que as músicas são escolhidas, os portões se abrem para o resto do hub, onde você terá armas e habilidade aleatória no meio. A partir daí, existem quatro caminhos para escolher, desbloqueando em ordem sequencial. Escolha uma porta e é hora de ir. No momento em que você passar para a próxima sala, você será solto no massacre.

Todas as salas são embaralhadas no verdadeiro estilo roguelike, assim como as seleções de inimigos e outras coisas diversas, como armadilhas e barris explosivos. Você terá acesso a salto duplo, aparar, deslizar, esquivar, correr na parede e até mesmo triturar trilhos para um conjunto de mobilidade completo e funcional. Os inimigos surgirão em ondas, e seu único objetivo é eliminá-los e coletar Blips, que são a moeda do Robobeat para atualizações.

Haverá uma variedade de salas que você pode visitar e ainda mais que você pode desbloquear no futuro. No início, você terá coisas como salas com armas aleatórias ou salas com bancadas de trabalho, mas poderá desbloquear, por exemplo, uma sala para obter passivos chamados chips ou uma loja onde poderá comprar armas e habilidades. Eles podem aparecer em qualquer lugar da sua corrida, mas seu objetivo final para a área central será definido com base na rota que você escolher inicialmente; não há necessidade de se preocupar em se perder.

Depois de entrar em um cruzamento com três entradas diferentes, mas apenas uma tem o símbolo do troféu dizendo para você passar, você fará a transição para o nível adequado. A partir daí, seu objetivo para as áreas pelas quais você passa é encontrar a sala do chefe. Se você já jogou Roboquest, provavelmente se sente como se estivesse em algum território muito familiar.

É simples, mas elegante; apenas continue seguindo diferentes portas e caminhos gerados processualmente até atingir o chefe. Mate o chefe e continue avançando pelas rotas centrais enquanto as desbloqueia. Devido à natureza dos roguelikes e dos seus conjuntos de peças, não demorará muito para que você comece a ver muitas repetições. Infelizmente, é a natureza da besta; existem tantos combos que você pode realizar antes que as coisas comecem a parecer iguais. Dito isso, você se divertirá o suficiente com a jogabilidade principal e não notará tanto. Provavelmente, você estará mais focado em tentar não morrer, alinhar golpes complicados ou apenas atacar enquanto mata as massas.

No topo das paradas por todos os motivos certos

Então, onde estamos com o Robobeat agora que já sintonizamos um pouco? Não é necessário dizer que a recente onda de FPS e roguelikes receberá o Robobeat de braços abertos, fazendo um cover estelar de Roboquest-meets-Metal: Hellsinger. Três partes iguais de FPS, roguelike e música/ritmo, e sem desleixo em nenhum departamento.

Embora o arsenal possa parecer um pouco árido no início e os conjuntos de peças comecem a parecer familiares depois de um tempo, é provável que o conjunto restrito de movimentos e os recursos de construção o deixem praticamente saciado. Mas o verdadeiro crescendo aqui é o conjunto de músicas épicas que estabeleceu um padrão de ouro sobre como fazer músicas personalizadas em jogos. Dizer que há um poder duradouro apenas com isso seria um eufemismo, mas com todas as outras partes da composição ficando claras, o Robobeat não vai desafinar tão cedo.

CONTEÚDO RELACIONADO