Publicidade
CONFIRA

Rússia confirma que está desenvolvendo seu próprio console; veja o que se sabe

O Ministro da Indústria e Comércio da Rússia afirmou que Vladimir Putin ordenou o desenvolvimento de um console de videogame próprio para o país
Gostou? Compartilhe!
Publicidade

Após as sanções impostas como consequência da invasão da Ucrânia, Vladimir Putin decidiu investir em diversas áreas de tecnologia onde o país apresenta defasagens. O Ministro da Indústria e Comércio da Rússia anunciou recentemente que o país pretende desenvolver seu próprio console de games.

A ordem de Vladimir Putin, datada de março de 2024, leva a Rússia a iniciar diálogos com empresas para identificar os recursos necessários para criar um console competitivo com o PlayStation 5 e o Xbox Series. De acordo com informações disponíveis, o projeto busca definir os requisitos técnicos e financeiros necessários para esse desenvolvimento.

No entanto, especialistas do portal russo 3DNews expressam ceticismo quanto à capacidade da Rússia em desenvolver um console de última geração. Além dos altos custos envolvidos, o projeto exigirá significativo suporte governamental, algo que pode estar além das capacidades atuais do país.

Continua depois da Publicidade

Os analistas destacam que nenhuma empresa russa possui atualmente a tecnologia ou o know-how necessários para produzir um console no nível do Xbox ou PlayStation. A Rússia ainda sofre com uma litografia tecnológica defasada em 30 anos e uma escassez de profissionais qualificados em diversas áreas tecnológicas.

Desde a imposição das sanções internacionais, a Rússia vem investindo em várias áreas tecnológicas. Agora, parece que o presidente Putin está de olho na indústria de games e busca criar um console próprio. No entanto, o sucesso do projeto é incerto, considerando o histórico limitado do país em investimentos significativos no segmento de hardware de videogames.

Embora o projeto esteja em seus estágios iniciais, é difícil acreditar que a Rússia conseguirá desenvolver um console de ponta em curto prazo. No entanto, com o tempo e investimentos contínuos, é possível que o país avance e, em uma década, possa ter um concorrente à altura do PlayStation e Xbox.

CONTEÚDO RELACIONADO