No último dia 12 de novembro, a Valve empresa responsável pela plataforma de jogos Steam, anunciou aquele que pode ser o maior desafio já enfrentado pelas gigantes Sony e Microsoft no segmento de games. Trata-se do Steam Machine, um videogame que vem cercado de bons acessórios e promessa brigar oficialmente no mesmo terreno conceitual que PlayStation e Xbox: o de consoles.
Veja também:
Durante décadas de existência, Sony, Microsoft e Nintendo se alternaram pela preferência do mercado em várias frentes do segmento gamer, enquanto que a tribo do PC parecia alheia ou indiferente a essa briga, uma vez que um pouco de tudo poderia ser conferido ali, algo que ao passar dos anos foi puxado notavelmente pela queda de alguns exclusivos.
Contudo, isso agora ganha uma cartada de potência como nunca vista antes, e ao contrário do Stadia, o finado videogame do Google, a Valve lança um console que já sai de cara com uma plataforma estabelecida e fidelizada, que chega junto produtos cujo hardware e marketing parecem carregar lições valiosas de tentativas feitas nesse mercado anteriormente. Confira abaixo os detalhes:
Steam Machine

O Steam Machine é o console em formato de cubo medindo seis polegadas, e o seu objetivo é claro: Se conectar com a TV e por ali rodar com tranquilidade todos os jogos que o usuário tiver em sua conta na Steam.

Seis vezes mais potente que o Steam Deck, o console portátil da empresa, o console da vez possui uma porta Gigabit Ethernet, DisplayPort 1.4 e HDMI 2.0, fonte interna, além de uma porta USB-C e Sua fonte de alimentação será integrada, ou seja, não terá um adaptador de energia externo.

Sem fio
Um dos pontos de destaque do Steam Machine é o adaptador sem fio integrado, projetado para se conectar ao Steam Controller, o que significa que os jogadores não precisam conectar o receptor USB em formato de disco.

Roda AAA liso mesmo?
A Valve promete oferecer “jogos em 4K a 60 fps com FSR, graças a uma CPU e GPU AMD semicustomizadas e dedicadas para desktops”. A empresa também afirma que o Steam Machine “mantém-se frio e funciona de forma extremamente silenciosa, mesmo executando os jogos mais exigentes”.
Conversa com o portátil da empresa?
Sim, o Steam Machine será potente o suficiente para transmitir jogos para outros dispositivos, incluindo o Steam Deck, o Steam Frame ou qualquer outro dispositivo que execute o Steam ou o Steam Link.
Modelos
- Modelo de 512 GB e modelo de 2 TB
- O Steam Machine será vendido em conjunto com o Steam Controller e também estará disponível individualmente.
Especificações
- Processador: AMD Zen 4 semi-customizado de 6 núcleos/12 threads com frequência de até 4,8 GHz e TDP de 30 W.
- GPU: AMD RDNA3 semi-customizada com 28 CUs
- Clock máximo sustentado de 45 GHz, TDP de 110 W
- Suporta jogos em 4K a 60 FPS com FSR.
- Suporte a traçado de raios
- Mais de 6 vezes mais potente que o Steam Deck
- 16 GB DDR5 + 8 GB GDDR6 VRAM
- Modelos SSD de 512 GB e 2 TB
- Slot para cartão micro SD para expansão de armazenamento/
- catálogo portátil
- Fonte de alimentação interna, alimentação CA 110-240V
E/S
- DisplayPort 1.4
- Até 4K a 240Hz ou 8K a 60Hz
- Compatível com HDR, FreeSync e conexão em cadeia.
- HDMI 2.0
- Até 4K a 120Hz
- Compatível com HDR, FreeSync e CEC.
- Ethernet 1 Gbps
- USB-C 10 Gbps, 3.2 Gen 2
- 4 portas USB-A
- 2 portas USB 3 na parte frontal.
- 2 portas USB 2 na parte traseira
- Wi-Fi 6E 2×2, antena BT dedicada
- Controlador Steam integrado com rádio de 2,4 GHz
Outras funcionalidades
- Compatível com outros controladores, acessórios e periféricos de PC.
- Acorde com o Steam Controller
- Executa o SteamOS
- Experiência de usuário familiar, com foco em jogos.
- Suspensão/retomada rápida
- Salvamento na nuvem do Steam e todos os outros
- Funcionalidades do Steam que você esperaria.
- Barra de LED personalizável
- Personalize com cores e animações.
- Reflete o estado do sistema (ex: downloads, inicialização, atualizações)
O controle

Como era de se esperar, um console físico também demanda um controle para o mesmo, e esse é o Steam Controler, que parece reunir boas conveniências dos concorrentes. Possui os mesmos botões View e Menu (equivalentes a Select e Start) encontrados em um controle de Xbox Series X/S, mas com os joysticks analógicos na parte inferior, como o DualSense, do PlayStation.

Ele também possui dois trackpads grandes na parte inferior, que permitirão aos jogadores controlar o cursor do mouse em jogos de PC que utilizam controles de mouse. Inclui ainda um “giroscópio ativado por pegada”, chamado Grip Sense, onde segurar as alças do controle permite ativar e desativar a mira giroscópica.

O controle vem com o Steam Controller Puck, um adaptador com fio que serve a dois propósitos: um transmissor sem fio para “fornecer uma conexão rápida e estável” e uma base de carregamento com conexão magnética para carregar o controle.
A Valve também revelou que o controle contará com “joysticks magnéticos de última geração” usando a tecnologia TMR, que, segundo a empresa, são “projetados para melhor sensação, capacidade de resposta e confiabilidade a longo prazo”. Eles também suportam toque capacitivo para controles de movimento.
Há ainda quatro botões de aderência programáveis na parte inferior do controle e LEDs infravermelhos que facilitam o rastreamento pelo Steam Frame, o que, segundo a Valve, é “perfeito para jogar todos os seus jogos não VR em uma tela virtual gigante”.
Head Set

O combo de novidades ainda revelou um headset que permitirá interagir com games de Realidade Virtual. Batizado de Steam Frame, o acessório, semelhante aos da Meta Quest, terá foco em streaming, pode ser usado sem fio e vem com dois controles manuais que se assemelham aos do Quest.
O Steam Frame possui ainda um adaptador USB sem fio de 6 GHz plug-and-play, que promete entregar uma uma conexão dedicada tanto para streaming em RV quanto para streaming sem RV.

Embora seja projetado principalmente para transmitir jogos de realidade virtual e não virtual de um PC ou Steam Machine com Steam, a Valve afirma que o Steam Frame “é um PC” executando o SteamOS em um processador Snapdragon da série 8 com 16 GB de RAM e, portanto, pode lidar com alguns jogos menos exigentes em termos gráficos de forma independente.

Assim como no Steam Deck e no Steam Machine, será lançado um programa chamado Steam Frame Verified, que permitirá aos jogadores verificar quais jogos em sua biblioteca Steam funcionarão de forma independente, sem a necessidade de streaming.

Arquitetura leve e modular
- núcleo de 185g
- 440g com a alça de cabeça incluída (interface facial, áudio, bateria traseira)
Especificações
- Processador Snapdragon 8 Gen 3 ARM64 de 4 nm
- 16 GB de RAM LPDDR5X unificada
- Wi-Fi 7, 2×2
- Transmissão dupla de 5 GHz/6 GHz para realidade virtual e Wi-Fi simultâneos.
- Opções de armazenamento UFS de 256 GB / 1 TB
- Slot para cartão microSD para armazenamento expandido.
Óptica
- Óptica de panqueca
- LCD de 2160 x 2160 (por olho)
- Taxa de atualização de 72-144Hz (144Hz experimental)
- Campo de visão amplo (até 110 graus)
Monitorando
- 4 câmeras monocromáticas voltadas para fora para rastreamento do controle e do headset.
- 2 câmeras internas para rastreamento ocular
- Iluminador infravermelho externo (para ambientes escuros)
Outras funcionalidades
- Adaptador sem fio incluído
- Wi-Fi 6E (6 GHz)
- Conexão rápida, direta e de baixa latência entre o headset e o PC.
- Streaming foveado
- O rastreamento ocular controla o fluxo de vídeo, enviando a resolução mais alta para onde você está olhando.
- Áudio
- Alto-falantes duplos (um por orelha), integrados à faixa de cabeça.
- Conjunto de microfones duplos
- Passagem de câmera monocromática
- Porta de expansão frontal acessível ao usuário (2 interfaces de câmera de 2,5 Gbps / PCIe Gen 4)
- Bateria recarregável de íon-lítio de 21,6 Wh
- SteamOS
- Suspender/ativar, salvamento na nuvem, Proton
Controladores de estrutura Steam
- Rastreamento completo de 6 graus de liberdade e suporte para IMU.
- Detecção capacitiva de impressões digitais
- Joysticks magnéticos (TMR) para maior precisão, capacidade de resposta e confiabilidade.
- Feedback háptico
- Paridade de entrada com controles de jogos tradicionais
- Pilha AA substituível (duração de 40 horas)
- Alças opcionais
Disponibilidade e preço
O Steam Machine está previsto para chegar no início de 2026, mas ainda não há informações concretas sobre o preço de cada unidade.
Já houveram tentativas como essa no passado

O Steam Machine não é a primeira tentativa da Valve de levar jogos de PC para o sofá. Em 2015, a empresa também anunciou uma série de dispositivos, também chamados Steam Machines, que eram PCs compactos projetados para rodar o SteamOS na TV, proporcionando uma experiência semelhante à de um console. Esses dispositivos foram anunciados juntamente com o Steam Controller original, que oferecia um touchpad com feedback tátil em vez de um joystick analógico.

As Steam Machines não tinham uma configuração de hardware específica, mas sim um conjunto de especificações mínimas que os fabricantes de PCs podiam usar para produzir e lançar suas próprias Steam Machines. Pelo menos 14 empresas diferentes exibiram seus protótipos de Steam Machine na CES de 2014, com preços variando de US$ 499 a US$ 6.000.
No fim das contas, o projeto Steam Machine não decolou de verdade e estima-se que, dos produtos que de fato chegaram ao mercado, menos de meio milhão de unidades foram vendidas após sete meses.
A Valve também lançou o Steam Link em 2015. Este dispositivo de hardware, conectado à televisão, permitia ao jogador transmitir seus jogos do Steam de um PC para o dispositivo, possibilitando jogá-los na TV. Obviamente, isso exigia que o jogador já possuísse um PC gamer.

Também vale lembrar de outra investida no terreno de headsets, quando foi lançado o Valve Index, em 2019, que vinha incluído no pacote do Half-Life: Alyx , mas era somente com fio.
