Durante o terceiro dia do processo judicial da Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC) contra a Microsoft, Jim Ryan, da Sony, falou por meio de depoimento gravado e, entre outras coisas, criticou o Xbox Game Pass e afirmou que as editoras não gostam da plataforma. Embora o processo judicial esteja ligado à aquisição da Activision Blizzard pelo Xbox, tudo, desde o modelo Game Pass da Microsoft até a relevância do Nintendo Switch no mercado, surgiram como vários pontos de discussão.
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Especificamente, os comentários de Ryan vêm como parte de um depoimento em vídeo em que o advogado da Microsoft perguntou sobre uma reunião que ocorreu depois que a Microsoft anunciou sua intenção de comprar a Activision Blizzard. A referida reunião foi cerca de um mês depois, onde Ryan estava falando com investidores do PlayStation.
Conforme relatado pelo VGC, o advogado da Microsoft relatou que Ryan disse aos investidores que falou com “todos os editores” e que “eles unanimemente não gostam do Game Pass porque é destrutivo de valor”. O advogado da Microsoft perguntou se isso era verdade, ao que Ryan respondeu dizendo que acreditava que era verdade, e então o advogado continuou perguntando se Ryan realmente falou com todos os editores.
A resposta de Ryan foi simples, afirmando que ele fala com os editores o tempo todo e que “essa é uma visão muito comum por muitos anos pelos editores”. Claro, “todos” é difícil de quantificar. Muitos desenvolvedores independentes, por exemplo, elogiaram o Xbox Game Pass e o suporte da Microsoft que acompanha o lançamento de um jogo lá.
Por outro lado, foi informado publicamente anteriormente que o Xbox Game Pass pode canibalizar as vendas até certo ponto, e talvez seja a isso que Ryan está se referindo para os editores AAA que lançam seus jogos no Xbox Game Pass. Pelo menos do ponto de vista do consumidor, porém, há uma razão para o Xbox Game Pass ter tantos assinantes.
Houve uma série de segredos anteriormente guardados que se tornaram públicos, no entanto, por causa desses processos judiciais. Isso inclui, mas não está limitado a, considerações da Microsoft sobre a compra de gigantes de jogos como Sega e Bungie, a cautela da Sony em colocar kits de desenvolvimento PlayStation nas mãos da Activision para futuros jogos Call of Duty, preocupação da Bethesda quando soube que Call of Duty seria multiplataforma, confirmação de que o Project Dragon da IO Interactive seria exclusivo do Xbox e muito, muito mais.
Provavelmente, mais documentos dos bastidores continuarão a ser revelados nos próximos dias também. Clique aqui para ler todas as notícias sobre o caso.
ATUALIZAÇÃO
Um porta-voz da Microsoft emitiu a seguinte declaração sobre os procedimentos de ontem (27): “A Microsoft quer levar os jogos para o futuro, encontrando os jogadores onde eles estão em todas as plataformas, enquanto a Sony quer proteger sua posição dominante. É por isso que nossos líderes apareceram em pessoa para testemunhar sobre como esta fusão beneficia os jogadores”.