Nos últimos dias, desenvolvedores de toda a indústria de videogames se uniram para condenar o Unity. O mecanismo da empresa o tornou popular entre os desenvolvedores, mas uma nova política do Unity está fazendo os desenvolvedores repensarem seus planos futuros. A política em questão é uma taxa de execução, que cobraria dos desenvolvedores toda vez que um jogador instalasse um jogo.
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Muitos desenvolvedores independentes estão compreensivelmente chateados com essa mudança de política, e o Unity passou vários dias tentando apagar o fogo. E ontem (17), a empresa divulgou um novo comunicado no X (ex-Twitter), afirmando abertamente que a política voltará a mudar de alguma forma.
“Nós ouvimos você. Pedimos desculpas pela confusão e angústia causada pela política de taxas de tempo de execução que anunciamos na terça-feira. Estamos ouvindo, conversando com os membros de nossa equipe, comunidade, clientes e parceiros, e faremos alterações na política. Nós compartilharemos uma atualização em alguns dias. Obrigado por seu feedback honesto e crítico”, diz o comunicado.
We have heard you. We apologize for the confusion and angst the runtime fee policy we announced on Tuesday caused. We are listening, talking to our team members, community, customers, and partners, and will be making changes to the policy. We will share an update in a couple of…
— Unity (@unity) September 17, 2023
Por que os desenvolvedores estão chateados com o Unity?
Da forma como está atualmente, a política de taxas de tempo de execução do Unity entrará em vigor em 1º de janeiro de 2024. Desde que foi anunciada, os desenvolvedores compartilharam uma série de problemas com a mudança. Notavelmente, os estúdios não receberam aviso prévio e os jogos já lançados seriam afetados por esta nova política; como observou a inXile Entertainment no X, a Unity pode vir em busca de dinheiro em jogos lançados há mais de uma década.
A política também puniria os desenvolvedores por encontrarem novo sucesso. Outro desenvolvedor do Crab’s Treasure, Aggro Crab, observou que o lançamento do jogo em 2024 no Xbox Game Pass pode resultar em “uma enorme redução em nossa receita”. O estúdio também apontou como poderia ser punido por instalações piratas.
A política está claramente em evolução neste momento, e resta saber se isso ainda acontecerá em Janeiro, ou se a Unity a abandonará completamente. A mudança claramente recebeu mais reação do que a empresa esperava, e alguns desenvolvedores estão prometendo mudar para outro mecanismo, independentemente do que acontecer aqui.