Publicidade
TBT

TBT | PlayStation 1 já tinha um jogo de mundo aberto

Conheça este clássico criado no Japão e que é considerado um dos primeiros do estilo mundo aberto.
Gostou? Compartilhe!
Mizzurna Falls
(Imagem: Divulgação)
Publicidade

Jogos de mundo aberto são bem comuns hoje em dia e parecem ter existido desde sempre. Mas só parecem, já que muitos títulos os personagens apenas iam de um local para o outro, ou cidade, mas apenas mudava a cor do local, como os antigos personagens secundários que também só tinham cores diferentes.

O PlayStation 2 trouxe ótimos títulos de mundo aberto – e péssimos também -, feitos por empresas de renome como a Ubisoft ou a Rockstar Games e até mesmo da PlayStation Studios. Mas existiu um jogo que foi lançado anteriormente para o PlayStatio original que algumas pessoas podem até não se lembrar ou ter jogado que foi Mizzurna Falls.

Sobre Mizzurna Falls

Mizzurna Falls é um videogame japonês de 1998 desenvolvido e publicado pela Human Entertainment para o PlayStation. O jogo é um dos primeiros títulos de aventura em mundo aberto já feitos e se concentra na busca por um colega de classe perdido em uma pequena cidade rural americana. O jogo nunca foi localizado fora do Japão, mas em 2021 um projeto de tradução de fãs para o inglês foi concluído e lançado ao público.

Continua depois da Publicidade

Qual é a história de Mizzurna Falls

O jogo se passa em Mizzurna Falls, uma cidade fictícia no Colorado perto das Montanhas Rochosas. No dia de Natal de 1995, uma jovem, Kathy Flannery, é descoberta inconsciente na floresta, aparentemente atacada por um urso. Logo depois, a estudante do ensino médio Emma Rowland desaparece. O colega de classe de Emma, ​​Matthew Williams, se envolve no mistério em torno do desaparecimento e nos segredos obscuros da cidade.

Estilo de jogo inovador

O jogador tem sete dias para explorar a cidade e o campo conversando com os moradores para desvendar o mistério. Uma hora do jogo equivale a cerca de cinco minutos em tempo real. O estrito limite de sete dias torna difícil ver todos os eventos e obter o melhor dos três finais. O jogador pode salvar o game dormindo por uma ou cinco horas de jogo.

Mizzurna Falls apresenta os controles de movimento “estilo tanque” que ficaram famosos por Resident Evil, sistemas de luta e tiro e eventos de tempo rápido. O jogo também apresenta um ciclo climático completo e os moradores da cidade têm rotinas diárias individuais.

O jogador tem acesso a um Fusca e a um barco para se locomover rapidamente pela cidade. Matthew pode comer em lanchonetes locais e deve manter seu carro abastecido. O personagem também pode usar seu celular para ligar para outras pessoas e algumas empresas da cidade.

Recepção do jogo

Após o lançamento, quatro analistas de jogos da Famitsu deram uma pontuação de 22 em 40. Seu legado está em ser um dos primeiros videogames de mundo aberto. A Rolling Stone comentou que o título era “peculiar, estranho e repleto de referências a uma cornucópia de mídia, ou seja, Twin Peaks, e traços dele agora podem ser vistos em favoritos cult como Deadly Premonition.”

Confira a gameplay do jogo

Via: PlayStation Wiki/WikiPedia/Reddit/YouTube

CONTEÚDO RELACIONADO