O EA Sports UFC 5 foi oficialmente revelado e seu trailer de anúncio apresenta algumas confirmações emocionantes, incluindo que o jogo tem classificação M para violência. Também estão confirmados vários lutadores de renome incluídos na Deluxe Edition do UFC 5, como Mike Tyson e Muhammad Ali. Embora a jogabilidade do UFC 5 ainda não tenha sido revelada, esta é uma revelação emocionante para um jogo de luta baseado na promoção de MMA mais popular do mundo.
Veja também:
Uma franquia de jogos de luta baseada no UFC parece ser um grande sucesso, mas com quatro jogos lançados anteriormente, a série UFC da EA ainda está tentando se encontrar. O primeiro jogo do UFC foi lançado em 2014, seguido pelo UFC 2 e 3 em 2016 e 2018, respectivamente. Todos os três jogos receberam médias de avaliação decepcionantes, em parte devido às dificuldades em capturar a mistura de trocação e luta livre do combate MMA, mas também devido à falta de recursos.
O UFC 4 de 2020 melhorou significativamente a jogabilidade, mas viu as vendas caírem em comparação com seu antecessor. A EA não lançou um jogo do UFC desde então. A franquia UFC está retornando em 2023 com o lançamento de EA Sports UFC 5. O último jogo da franquia UFC está fazendo algumas mudanças estilísticas importantes, conforme confirmado no trailer de revelação.
A maior é a mudança da franquia para uma classificação M para adultos (saiba mais no final da matéria). Os jogos anteriores da franquia UFC tinham como alvo a classificação T para Adolescentes, o que pode ter contribuído para a decepção. A classificação M do UFC 5 permite o sangue e a violência que os fãs esperam do UFC, bem como linguagem e temas mais maduros no modo carreira do UFC 5.
Também foi confirmado no trailer que a Edição Deluxe do jogo contará com dois lutadores adicionais. O primeiro é Fedor Emelianenko, um lutador de MMA incrivelmente popular que nunca competiu no UFC antes. Vê-lo em um jogo do UFC é, no mínimo, chocante. O segundo personagem da Deluxe Edition do UFC 5 é o lendário boxeador Mike Tyson. Tyson tem 44 nocautes em seu cartel profissional, embora não pareça ter experiência em MMA.
Um terceiro lutador bônus também foi anunciado para o UFC 5, disponível para quem fizer a pré-encomenda do jogo. Esse lutador é Muhammad Ali, o lendário boxeador e ativista. Ali teve uma luta de exibição contra o lutador profissional Antonio Inoki, que foi descrita como um prenúncio da chegada do MMA padronizado. Ali está incluído nas pré-encomendas das edições padrão e deluxe do UFC 5.
É claro que o UFC 5 também estará repleto de talentos contratados pela promoção de MMA. O trailer de estreia mostra o combate de Israel Adesanya, Valentina Shevchenko e Alex Volkanovski. Muitas outras revelações de lutadores, bem como uma de jogabilidade, serão compartilhadas em um futuro próximo. Afinal, o lançamento do UFC 5 em outubro não está longe.
EA Sports UFC 5 será lançado em 27 de outubro no PS5 e Xbox Series X/S.
Classificações de jogos nos EUA

Early Childhood (EC) – (primeira infância)
Para jogos infantis e educativos.
Everyone (E) – (Todo mundo)
O nome diz tudo, é para todos desfrutarem dos jogos a vontade.
Everyone 10+ (E10+) – (Todo mundo maior de 10).
Recomendado a todos, porém atenção aos pais com filhos menores de 10 anos.
Teen (T) (Adolescentes)
A maioria dos jogos estão aqui. Recomendável para maiores de 13 anos. Séries como Uncharted, Tomb Raider, Overwatch e World of Warcraft fazem parte dessa classificação.
Mature (M) (Amadurecidos)
Recomendável para adolescentes maiores de 17, mas não necessariamente proibido, ficando a juízo dos país a escolha, semelhante ao padrão R de filmes. Os jogos mais violentos e assustadores estão aqui como as séries GTA, Silent Hill, Manhunt, Dead Space e Mortal Kombat.
Adults Only (AO) (Somente Adultos)
Esse sim é proibido para menores de idade. Jogos pornográficos tem essa classificação e nenhum jogo AO é lançado para consoles, apenas para computadores.