Kazuhisa Hashimoto, o criador do icônico código da Konami, faleceu nesta quarta-feira (26). A notícia da morte de Hashimoto foi anunciada no Twitter por Yuji Takenouchi, compositor que trabalhou com o programador na Konami.
Veja também:
Hashimoto trabalhou em vários clássicos favoritos dos fãs, como Gradius, mas sua realização mais memorável para muitos foi a criação do código da Konami.
Takenouchi lembrou seus seguidores o motivo pelo qual o desenvolvedor de 61 anos era mais conhecido.
コナミコマンド「上上下下左右左右BA」の生みの親であるプログラマーの橋本和久さんが、昨夜、亡くなられたとのこと。ご冥福をお祈りいたします。
— TECHNOuchi a.k.a. missingsoul/Mr.YT (@TECHNOuchi) February 26, 2020
“O programador Kazuhisa Hashimoto, criador do comando da Konami “Superior, Inferior, Esquerda, Direita, Esquerda, Direita, B, A”, morreu ontem à noite. Eu rezo por sua felicidade”, postou Takenouchi.
O Código da Konami
O código criado pelo Kazuhisa Hashimoto é o famoso: “Cima, Cima, Baixo, Baixo, Esquerda, Direita, Esquerda, Direita, B, A”, seguido de “Iniciar”.
Hashimoto criou este código para o game Gradius, no qual os jogadores controlavam uma nave espacial e enfrentavam ondas de inimigos. Introduzir este código durante o jogo desbloqueava uma vasta gama de upgrades para os players.

A história diz que o desenvolvedor criou o código depois de perceber que a versão de Gradius em que ele estava trabalhando era muito desafiadora. o cheat foi deixado na versão final do game e acabou sendo descoberto pelos que buscavam uma vantagem em sua jogatina.
Apelidado de ‘Código Konami’, ele acabou sendo adicionado a outros jogos da empresa, como o famoso Contra.
O icônico Código Konami de Hashimoto não permaneceu apenas nos jogos da desenvolvedora e acabou sendo usado por outros desenvolvedores como um easter egg.
O código era fácil de lembrar, exatamente como o criador pretendia, o que significava que era um processo simples para as pessoas lembrarem dele e podendo testá-lo em jogos para ver se alguma coisa acontecia.