Final Fantasy VII Rebirth é a segunda parte do remake do Final Fantasy VII do primeiro PlayStation, um dos títulos aclamados da série e considerado um dos clássicos do console, e assim como a primeira parte, o jogo terá dois modos de combate selecionáveis para os jogadores desfrutarem, chamadas de “Active” e “Classic”.
Veja também:
Final Fantasy VII Rebirth features two combat styles.
— FINAL FANTASY VII (@finalfantasyvii) November 26, 2023
Active mode offers total control over every move, allowing you to execute advanced strategies while Classic mode automates characters’ basic actions, giving you time to focus on specific command selection. #FF7R pic.twitter.com/a4o5JITb89
No modo de controle “Active” o jogador terá controle total em todos os movimentos, sendo um estilo de gameplay focado mais para um RPG de Ação, assim como na primeira parte. Já o “Classic” irá automatizar as ações dos personagens, dando tempo do usuário escolher comandos específicos na tela de comando.
Esse segundo estilo tenta aproximar a experiência a de um RPG de turno, a qual era a gameplay padrão do original, porém com o usuário podendo escolher entre as magias, itens e especiais. Esse modo foi adicionado na primeira parte do remake após os fãs desse estilo de gameplay pedirem para acrescentarem esse modo.
A Série Final Fantasy havia abandonado sua gameplay de turnos já fazem alguns títulos, tentando atrair uma gameplay focada na ação, o que afastou os jogadores mais antigos e acabou por gerar um atrito entre as duas gerações, não só na série Final Fantasy mas entre os fãs de videogames e de jogos de RPG como um todo.
Vale lembrar que um estilo não é ultrapassado ou inferior ao outro, cada título possui uma identidade e estilo a qual o desenvolvedor decide colocar, e esse tipo de mudança que pode ser escolhido para conseguir atingir um maior número de pessoas acaba atraindo mais discussões negativas e afastando fãs que se identificavam com aquele jogo, e pode atrair pessoas que não tem o interesse em testar os trabalhos anteriores por não de identificarem com aquilo. Confira um vídeo abaixo sobre essa discussão.