The Stone of Madness é um jogo de estratégia furtiva em tempo real desenvolvido pela The Game Kitchen, lançado em 28 de janeiro de 2025 para PC, PlayStation 5, Xbox Series X/S e Nintendo Switch. Ambientado em um monastério espanhol do século XVIII, o jogo desafia os jogadores a coordenar um grupo de prisioneiros na tentativa de escapar, enquanto lidam com suas fobias e traumas pessoais.
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Jogabilidade
Os jogadores controlam até cinco personagens, cada um com habilidades únicas e medos específicos que afetam seu comportamento. Por exemplo, Eduardo é capaz de mover objetos pesados, mas tem medo do escuro. Expor os personagens repetidamente aos seus medos pode deteriorar sua sanidade, introduzindo novas fraquezas e aumentando a dificuldade da fuga. O jogo incorpora um ciclo de dia e noite, influenciando as rotinas dos guardas e oferecendo diferentes oportunidades e desafios para os jogadores.
Pontos positivos
A direção de arte do jogo, inspirada nas obras de Francisco de Goya, é amplamente elogiada por criar uma atmosfera sombria e envolvente que complementa a narrativa tensa. citeturn0search8 A complexidade das mecânicas de furtividade e a necessidade de coordenar múltiplos personagens proporcionam uma experiência desafiadora e recompensadora para os fãs do gênero.
Infelizmente, pontos negativos
Infelizmente, The Stone of Madness sofre com diversos bugs e inconsistências. Personagens às vezes ficam presos no cenário, as interações com objetos nem sempre funcionam corretamente e há problemas de IA, como guardas reagindo de maneira ilógica ou ignorando a presença dos fugitivos.
A dificuldade do jogo também pode ser um problema, não porque ele exige estratégia e paciência, mas porque suas mecânicas são punitivas de maneira pouco justa. A falta de opções de salvamento e a curva de aprendizado íngreme podem afastar jogadores menos persistentes.
Recepção Geral
No geral, The Stone of Madness apresenta uma proposta intrigante e uma ambientação rica, mas é prejudicado por problemas técnicos e de jogabilidade que impedem que alcance todo o seu potencial. Com atualizações e refinamentos, o jogo tem o potencial de se tornar uma adição valiosa ao gênero de estratégia furtiva.
Vale a pena?
The Stone of Madness é uma proposta ambiciosa que falha em sua execução. Sua atmosfera e conceito são impressionantes, mas os problemas técnicos, os controles pouco intuitivos e a dificuldade desequilibrada prejudicam a experiência. Com correções e refinamentos, ele poderia se tornar um jogo de furtividade memorável, mas, no estado atual, é difícil recomendá-lo sem ressalvas.